"A leitura constitui-se em fator decisivo de estudo, pois propicia a ampliação de conhecimentos, a obtenção de informações básicas, a abertura de novos horizontes para a mente, a sistematização do pensamento, o enriquecimento de vocabulário e o melhor entendimento do conteúdo das obras. (Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6 ed. São Paulo, Atlas, 2007)"
Mas toda leitura pode ser considerada uma fonte de dados em pesquisa científica?
Uma fonte de dados pode ser válida porém falsa. Como exemplo, um Blog que discorre sobre a crise da economia mundial. Como fonte de dados empírica é válida, porém o valor do seu conteúdo pode ser falso. A falsidade tem como origem: ausência de conhecimento, má intenção ou axismo sem sustentação teórica. Para uma informação ser válida e ao mesmo tempo verdadeira é necessário que exista uma triangulação teórica, entre a fonte de análise, autores renomados ou que tenham publicado artigos científicos na área e outras fontes de dados.
De forma geral, os Blogs são fontes de dados para pesquisa de conhecimento popular, de estudo de comportamento humano, estudos biograficos e outros estudos de profundidade sobre a alma e o conhecimento não científico. Em si próprios não constituem uma fonte válida de dados científicos, mas podem ser utilizados para triangular informações relevantes ao conhecimento geral em um corte transversal de tempo.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário